COVID 19 E NOSSOS NOVOS HÁBITOS

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Invoco aqui o célebre escritor português José Saramago e uma de suas frases que mais gosto e utilizo, assim como a uso em meus treinamentos, para retratar este momento de desafios ao qual passamos: “Na vida não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.

Esta frase deve nos servir de esteio a seguinte reflexão e posterior ação: A estabilidade neuro – social de quem está no isolamento social – Como o cérebro tende a reagir nestes momentos e como devemos intervir para levá-lo, a melhor interpretar este momento, de tal forma a crescermos e não estarmos estafados e estressados com o isolamento social ?

Divido assim com você leitor e demais colegas, este nosso momento de apreensão, mas ainda assim, que possamos construir mais um momento de superações. Para isso, nunca ficou tão claro nossa ausência de lideranças e a necessária e urgente formação de lideres em todas as áreas da nossa sociedade.

Precisamos entender que todos nós somos desde os primórdios da humanidade, seres eminentemente sociais e com senso coletivo de nossas vivências relacionais e mesmo que nos dias atuais ainda que tenhamos uma cultura mais individualista, o que predomina mesmo em cada um de nós, é nosso senso de sociabilidade de viver em grupo.

Bem, diante então de um momento como este, ainda que tenhamos esta cultura individualista, quando nos é imposto o isolamento social, isso nos cria um certo desconforto e se este desconforto não for gestado, ele poderá evoluir para um estresse, evoluindo assim para uma depressão, agravando se ainda para um processo de ruptura. Por isso tão importante dialogarmos sobre isso e cuidarmos deste nosso momento.

Esta mudança brusca da rotina certamente irá criar em nós uma nova percepção de relacionamentos, que por sua vez, criará sensações neurológicas e com isso novas emoções, consequentemente novos resultados.

Precisamos então entender, que neste momento é central dominarmos um pequeno ciclo neurológico que é responsável por tudo que fazemos no dia a dia, quer seja na vida pessoal ou profissional.

Todos os resultados que produzimos, serão sempre um subproduto dos nossos pensamentos, pois a partir da geração do meu pensamento é que criarei uma emoção, sendo desta emoção que criarei uma ação, sendo desta ação que estará concretizado meu resultado.

Sendo assim, precisamos criar um seletividade de informações que nos chegam e que possam nos permitir produzir melhores pensamentos, para assim formularmos melhores hábitos especialmente neste momento de isolamento social.

Aqui algumas dicas práticas:

1.   Evite dar atenção às especulações: Mantenha se bem informado com no máximo duas ou três fontes confiáveis de informações. Muitas informações pulverizadas e populistas neste momento, apenas distorcerá a qualidade de seus pensamentos influenciando decididamente na gestão de suas emoções como um todo e consequentemente nos seus resultados produzidos.

2.   Entenda como lidar melhor com seu tempo agora e seu isolamento social:

a)   Descreva um rol de atividades que até então não encontravam espaço na sua agenda para serem realizadas e comece a organizá-las e a realizá-las, naquilo que estiver em sua governança pelo estado de isolamento social.

b)  Aproveite este tempo para refazer e alinhar seu currículo, liste e amplie seus contatos via redes sociais, especialmente as executivas como o LinkedIn, busque e inicie ao menos um dos muitos cursos grátis e qualificados que já estavam e que agora estão intensificados de forma on line.

c)    Mantenha seu altruísmo se colocando a ajudar outras pessoas menos informadas e, em sobretudo, as pessoas mais idosas.

d)  Pense fora da caixa e busque contribuir com a superação da sua empresa apresentando novas e boas ideias, reveja processos e procedimentos e busque partilhar de sua real situação de dificuldades, assim como ser solidário e buscar saber da situação de outros colegas.

e)   Se você for empresário, da mesma forma, mantenha se em contato direto com sua entidade representativa de classe, também com outros colegas empresários, busque socializar informações concretas de ajudas de órgãos de governos, como bancos por exemplo. Tem circulado muitas informações estratégicas de ações de apoio de órgãos de governo, mas pouca informação de como acioná-las na prática.

f)     Vamos aproveitar este momento também para fazer um Checklist daquilo que está em aberto tradicionalmente  por falta de tempo e promover alterações, desenvolver novos produtos, novos processos, alterações em sites, em canais de comunicação com os clientes, fornecedores.

Enfim por, mais desafiante que seja este momento, devemos nos manter ativos e articulados para superarmos de forma coletiva este momento.

Também como contribuição, nós da Academia de Lideranças YPY Soluções, suspendemos os atendimentos de nossos alunos e clientes, mas estamos mantendo à eles, atendimento full time on line e estendemos gratuitamente para toda e qualquer pessoa que esteja enfrentando dificuldades em seus novos hábitos, para receber nossa consultoria on line. Para isso basta entrar em contato pelas nossas redes sociais da academia de liderança YPY Soluções ou em nosso WhatsApp (11) 951595390.

TALVEZ VOCÊ GOSTE DESSES